segunda-feira, 11 de julho de 2011

ABERTAS as Inscrições para as oficinas 2011 no Rio de Janeiro- DANÇA EM FOCO

Estão abertas as inscrições para as oficinas da 9ª edição carioca do dança em foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança, que acontecerão, de 08 a 14 de agosto no Espaço SESC, Rua Domingos Ferreira, 160/1o andar, Copacabana. Serão 20 vagas para cada uma das oficinas. 
Inscrições somente até 31 de julho, unicamente pelo site do festival:

(1) Oficina Videoprojeções – com Celina Portella (RJ) - 08 a 12 de agosto – 9h às 13h
Propõe experiências com videoprojeções do corpo, questionando formatos e meios de filmagem em função dos suportes de projeção.
Celina Portella, estudou design na Puc-Rio e se formou em artes plásticas na Université Paris VIII. Desde 2000 investiga questões sobre a representação do corpo a partir do vídeo. Participou da residência no Centre Récollets em Paris, na Galeria Kiosko, Bolívia e no CRAC Valparaso, Chile. Foi contemplada no LABMIS, Museu da Imagem e do Som, São Paulo, no II Concurso de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco, Recife e no NATEAV Parque Lage, RJ. Participou do 60º Salão de Abril, do 15o Salão da Bahia, entre outras exposições.
(2) Oficina Dançando com a Câmera – com Letícia Ramos (RJ) – 08 a 12 de agosto – 14h às 18h
O objetivo é oferecer ao artista da dança a possibilidade de ser seu próprio videomaker, exercitando a habilidade de dançar manuseando uma câmera, produzindo um(a) vídeo (coreografia) em plano seqüência. Ou seja, a proposta é visitar o conceito de coreografia aproximando-o ao máximo de elemento montador ou editor.
Letícia Ramos é artista da dança, atua como bailarina-criadora-intérprete, professora, assistente de coreografias, assistente de direção em dança, teatro e vídeo, videomaker, preparadora de atores para cena.
(3) Minicurso Videodança e Haikai – com Luciana Ponso - 13 e 14 de agosto – 14h às 18h
Um mergulho no desafio de lidar com corpo e câmera utilizando essa forma poética, de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. A pesquisa de movimento e a composição coreográfica serão estimuladas através de uma prática corporal baseada nas questões de tempo, espaço, forma e fluxo, mas principalmente nas qualidades de movimento e no alto teor imagético reconhecido nos haikais. A partir da narrativa aberta desses poemas, será possível estabelecer um diálogo com a câmera em que as imagens sejam compostas como esboços onde as linguagens dança e vídeo possam estar realmente alinhadas.
Luciana Ponso é bailarina e desenvolve uma interface com o vídeo desde 2003. Graduada pela Faculdade de Dança Angel Vianna (Rio de Janeiro) ministra aulas de dança e videodança em diversas cidades do Brasil e América Latina. Organiza a Mostra Move de Videodança. Dirigiu os vídeos “Quando aprendeu a pular…” “Accidente al vento” e o documentário “Plural – Processo de criação”.



Nenhum comentário:

VIDEODANÇA+ 01

VIDEODANÇA+ 02

VIDEODANÇA+ 03

VIDEODANÇA+ 04

VIDEODANÇA+ 05

VIDEODANÇA+ PARTE 6

Seguidores