terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CONTEMPORARY DANCE DATABASE


Pesquisando na internet sobre videodanças PARA FAZER DOWNLOADS E MOSTRAR PARA OS ALUNOS encontrei o blog Contemporary Dance Database.

Nas palavras da criadora, o blog foi criado com a intenção de disseminar através da internet vídeos criados por artistas da dança de importantes companhias do mundo, entre eles o Ballet du Grand Théâtre de Genève, o Paris Opera Ballet coreografado por Angelin Preljocaj, artistas como Thierry de Mey, Anne Teresa de Keermaeker, Wim Vandekeybus e DV8. 

De acordo com a autora do blog, embora as discussões sobre a ética de fazer "upload" do trabalhos de diversos artistas "sem autorização" estejam em alta, o ponto de vista de realizar a postagem na rede destes trabalhos é ainda nas palavras da autora a de " especialmente se o trabalho em questão é  a 'performance- vídeo ao vivo' gravada diretamente da performance dos grupos e artistas, de estender a distância que o trabalho pode atingir, chegando ao alcance de pessoas que não vivem em países europeus, e que dificilmente assistiriam essas apresentações ao vivo".

O que não é ético para a autora do Contemporary Dance Database é privar as grandes massas de assistir estes trabalhos  enquanto possuímos meios para transmissão, como a internet. Para concluir pede aos grupos que entendam esta proposta pois as pessoas de todo o mundo amam seus trabalhos e estão prontas a aprender e serem fascinados pela experiência que eles proporcionam aos que os assistem a dançar. 

Muitas questões ficam tanto sobre direitos autorais, como sobre o direito à informação. O VIDEODANÇA +  também foi criado com a idéia de compartilhar informação sobre videodanças através da internet e esta ferramenta todos sabemos que pode ser muito bem utilizada na educação, divulgação e apreciação da arte. É importante salientar que o VIDEODANÇA+ reúne materiais que de alguma forma já se encontram disponíveis na internet vindo de diversas fontes, artistas, colaboradores, usuários, você.

Agora o http://contemporarydance-db.blogspot.com/ também está anexado aqui no VIDEODANÇA+ para consulta e possíveis downloads. Ficou com vontade de baixar um vídeo? Clica lá! 
VIDEODANÇA+   

Nenhum comentário:

VIDEODANÇA+ 01

VIDEODANÇA+ 02

VIDEODANÇA+ 03

VIDEODANÇA+ 04

VIDEODANÇA+ 05

VIDEODANÇA+ PARTE 6

Seguidores