segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A NEUROCIÊNCIA DA DANÇA - SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL

A neurociência da dança - Revista Scientific American Brasil
Estudos recentes com imageamento do cérebro revelam algumas coreografias neurais complexas por trás da habilidade de dançar - por Steven Brown e Lawrence M. Parsons
leia a reportagem completa no link da revista:
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_neurociencia_da_danca.html
Sobre os pesquisadores:
Steven Brown é diretor do NeuroArts Lab no departamento de psicologia, neurociência e comportamento da McMaster University, em Ontario. Sua pesquisa tem como foco a base neural da comunicação humana, incluindo a fala, música, gestos, dança e emoção. Lawrence M. Parsons é professor do departamento de psicologia da University of Sheffi eld, na Inglaterra. Sua pesquisa inclui o estudo do funcionamento do cerebelo e a neurociência por trás da capacidade de realizar duetos, interagir em uma conversa e inferência dedutiva.

Comentário sobre o artigo:
Neste artigo-reportagem Brown e Parsons desenvolvem um relato sobre experiências realizadas com o cérebro de dançarinos e não dançarinos. Os pesquisadores refletem sobre a dança como uma forma fundamental de expressão e comunicação humana estudando a habilidade de ritmo natural, como tamborilar os dedos, ou bater os pés no chão para fazer música. Analisam a capacidade cerebral humana de sincronizar movimentos de dança e a música e da capacidade de imitação, na medida em que "ensaiamos o que vemos". Pensar sobre esta forma de funcionamento cerebral abre possibilidades de pesquisa sobre os processos de aprendizagem.


Nenhum comentário:

VIDEODANÇA+ 01

VIDEODANÇA+ 02

VIDEODANÇA+ 03

VIDEODANÇA+ 04

VIDEODANÇA+ 05

VIDEODANÇA+ PARTE 6

Seguidores